Após surto de rotavírus, atividades presenciais na UFSM retornam nesta quarta

Após surto de rotavírus, atividades presenciais na UFSM retornam nesta quarta

Foto: Nathália Schneider (arquivo, Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais retornam nesta quarta (2). A decisão foi tomada em uma reunião entre especialistas da área da saúde da UFSM em conjunto com a reitoria e a Secretaria da Saúde de Santa Maria, em função do surto de rotavírus que afetou entre 30% e 40% dos estudantes de graduação da instituição. Na segunda (30) e nesta terça (1°), as atividades foram realizadas de forma remota, com auxílio de ferramentas online.

 

O que é

rotavírus é um vírus que possui alta taxa de contágio e pode ser transmitido por contato pessoa a pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados, além da propagação aérea por aerossóis. ​Já a gastroenterite é uma inflamação causada de forma viral ou bacteriana que atinge o estômago e o intestino.


Atual situação

Com as primeiras manifestações sendo registradas entre a quarta (25) e a quinta (26) da semana anterior, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) atendeu pelo menos 140 pessoas com sintomas de rotavírus, mas ninguém precisou ficar internado. De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Maria, são 292 casos suspeitos. No entanto, em função do levantamento nas unidades de atendimento ainda estar ocorrendo, acredita-se que este número é maior. Vale destacar que algumas pessoas também não procuraram atendimento e, portanto, não constam na estatística.

Na manhã de segunda, a vice-reitora Martha Adaime confirmou que a contaminação não foi em função da água da UFSM. Mesmo assim, ela reforçou que os alimentos do Restaurante Universitário ainda estavam sob análise. 

A equipe epidemiológica da UFSM orienta aos que apresentam sintomas de rotavírus, como náusea, vômito e/ou diarreia, que não transitem em espaços públicos. A recomendação é que a pessoa só volte a transitar nesses locais após 24 horas sem sintomas.


Restaurante Universitário

Em nota, a UFSM afirmou que, nesta quarta-feira, as refeições do Restaurante Universitário I (RU) serão exclusivamente para moradores da Casa do Estudante (CEU). Entre a quinta (3) e o sábado (5), o RU I estará disponível para alunos que possuem Benefício Socioeconômico (BSE). Na segunda (7), os dois restaurantes voltarão a ter atendimento para toda a comunidade acadêmica.


Onde buscar atendimento médico

  • Ao ter sintomas, procurar atendimento em: unidades básicas de saúde
  • Casos mais graves: Unidade de Pronto Atendimento/Husm
  • Aos moradores da Casa do Estudante: 1⁰ atendimento na Saúde da Casa - prédio da Prae, 48d


Confira a nota divulgada pela UFSM

"A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que as aulas e atividades administrativas presenciais retornarão a partir do dia 2 de outubro (quarta-feira). Agradecemos a compreensão de toda a comunidade acadêmica durante o período de suspensão das atividades, que teve como objetivo implementar medidas de proteção e monitoramento do surto de rotavírus.

A orientação da equipe epidemiológica da UFSM é de que aqueles que apresentarem sintomas como náusea, vômito e/ou diarreia, não podem transitar em espaços públicos. Somente após 24 horas sem sintomas é seguro circular sem que haja transmissão do vírus. Reiteramos a importância de práticas de higiene como a limpeza frequente das mãos, maçanetas, torneiras com sabão e/ou álcool gel. É necessário higiene pessoal redobrada após utilização de espaços coletivos como banheiros, lanchonetes e restaurantes.

O estudante que, devido aos sintomas, não puderam acompanhar atividades acadêmica, deve proceder a abertura de processo de Regime de Exercícios Domiciliares. Servidores devem apresentar atestado médico pelo SOUGOV até o 05º dia consecutivo do início do afastamento, conforme orientações da PROGEP.
A pedido da Vigilância Epidemiológica de Santa Maria, estamos realizando um questionário para monitorar o possível surto de rotavírus no campus e na comunidade acadêmica. Se você apresentou sintomas, responda ao questionário, acessando o link https://portal.ufsm.br/questionario utilizando o login e senha dos portais da UFSM.

O Restaurante Universitário I servirá refeições na quarta-feira (02) exclusivamente para os estudantes da Casa do Estudante (CEU). Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, o RU I estará disponível para estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE). Já no domingo, o RU I tem atendimento normalizado para moradores da CEU. A partir de segunda-feira (07), os dois restaurantes universitários terão atendimento reestabelecido para toda a comunidade. Essa medida visa reduzir a circulação de pessoas e a utilização dos banheiros coletivos, contribuindo para a segurança da comunidade."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Cães de serviço: conheça o trabalho realizado por cachorros em diferentes áreas do cotidiano Anterior

Cães de serviço: conheça o trabalho realizado por cachorros em diferentes áreas do cotidiano

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira; entenda Próximo

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira; entenda

Geral